Nesse post falaremos sobre a labirintite, as suas causas e qual o tratamento indicado.
Tudo Sobre a Labirintite
Labirintite: O que é?
A labirintite é uma doença do ouvido que afeta o labirinto e suas estruturas responsáveis pela audição (cóclea) e pelo equilíbrio (vestíbulo). As pessoas costumam chamar qualquer distúrbio na região do ouvido interno de labirintite. O termo correto é labirintopatia, sendo a labirintite apenas uma delas.
Tipos
As tonturas relacionadas ao labirinto podem ser divididas nos seguintes tipos:
- Vertigem paroxística benigna: O tipo de tontura mais comum na população, e é causada pelo desarranjo de cristais que existem dentro do labirinto e que auxiliam a localizar a posição da nossa cabeça. Quando esses cristais estão fora do seu lugar correto, acontece um conflito de informações. Esse quadro de tontura pode ser desencadeado por traumatismos cranianos e é mais comum em pessoas que apresentam alterações metabólicas (como diabetes ou colesterol alto).
- Migrânea vestibular: Muito comum em pessoas com problemas de enxaqueca.
- Síndrome de Ménière: é uma alteração do labirinto, geralmente relacionada à problemas metabólicos ou maus hábitos alimentares, como excesso de açúcares.
Causas da Labirintite
As causas da labirintite ainda não são sabidas. Contudo se sabe porém, que infecções e inflamações sejam as principais causas para a doença, como a otite média e o resfriado. Outros fatores que podem causar são tumores, doenças neurológicas, compressões mecânicas, alterações genéticas, alergias e o uso de medicamentos perigosos para a saúde do ouvido interno.
Na labirintite, as áreas do ouvido interno ficam inflamadas e irritadas, fazendo os nervos do vestíbulo enviarem sinais incorretos ao cérebro como se o corpo estivesse se movendo. Ai os outros sentidos, como a visão, não detectam esse movimento, causando uma confusão entre os sinais recebidos pelo cérebro e, gera a perda das noções de equilíbrio.
Podemos dividir as causas da labirintite em:
- Virais: ou seja, oriundas de infecções por vírus na boca, nariz e vias aéreas
- Bacterianas: bactéria no labirinto, muitas vezes ligada à meningite
- Emocionais: causada pelo estresse.
Fatores de Risco
- Hipoglicemia
- Colesteol alto
- Hipertensão
- Diabetes
- Triglicérides
- Otite
- Consumo exacerbado de álcool
- Tabagismo
- Consumir café em excesso
- Uso de medicamentos, como antibióticos, anti-inflamatórios e remédios para estresse e ansiedade
- Altas taxas de ácido úrico
- Má alimentação
- Jejum prolongado
- Consumir açúcar em excesso
Tratamento
Na maior parte das vezes, a labirintite desaparece sozinha, porém costuma demorar algumas semanas para acontecer. Se a causa for infecção bacteriana, o médico lhe receitará um antibiótico e os sintomas deverão desaparecer em breve também. Em casos de infecções virais, o especialista deverá receitar medicamentos que ajudem a diminuir os sintomas como náuseas e vômitos.
Por isso é extremamente importante procurar ajuda médica quando os sintomas começarem a aparecer. Para saber como contratar um plano de saúde em Itaquaquecetuba entre em contato com um de nossos corretores.